Translate

Friday, July 11, 2014

Oitava Epístola

Entrada do Jewish Community Centre de Cracóvia, Vitor Vicente, Junho de 2014

Dear G-d,

Estou na Polónia, minha casa de férias, mais concretamente em Cracóvia, Tua terra e casa também, por todas as terras e o tamanho do mundo perfazerem o perímetro de Tua casa. 
Apesar de estar na minha casa de férias, de vez em quando, dá-me para consultar as notícias, ver como vai a vida. É num desses momentos que fico a saber que, como vingança pelo sequestro e assassinato de três adolescentes Israelitas, mataram um moço muçulmano.
Não me cabe dizer que é condenável. Só reforçar o quão é claramente condenável. Ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém, a não ser por legítima auto-defesa. Sobre este assunto, penso, é fácil chegar a um acordo. 
Tanto assim que Israel, nação tão dada à discórdia interna, condenou e quase em uníssono este crime. Sim, chamou a coisa pelo nome: crime. E, como tal, quem o cometeu, terá que ser castigado.
Normal, até aqui tudo normal. Excetuando que os autores de ambos os assassinatos apenas estão a ser perseguidos pelas autoridades...Israelitas. Palestinianas, como se costuma dizer, tá quieto. Algumas das ditas até glorificaram o ato. Até o "tweetaram" como, á falta de presença no Mundial, uma espécie de Hat-Trick da Palestina. 
Detestável, tremendamente detestável. Por aqui se pode ver quem pretende e luta pela paz e quem não o faz. De um lado, um estado de pleno direito, democrata e tal e que não aceita crimes cometidos contra os seus cidadãos, nem por parte destes. Do outro, um estado que quer ser permanentemente uma espécie de país em potência, para poder fazer pirraça ao pessoal vizinho e não os deixar viver a sua própria vida.
P.S. Ainda se suspeitou que o moço muçulmano era homossexual e que tenha sido morto por isso. A ser assim, às mãos do Hamas. Mas não, foram mesmo os Israelitas. Não tarda está nas manchetes dos jornais e a passar no rodapé dos telejornais.

No comments:

Post a Comment